Um turbilhão de ideias!

O mundo

Paixão pela Geografia.

Mapa múndi antigo

Mapa do Mundo de I. Evans - 1799.

Globos terrestres

Decorativos e lindos.

Geografia física

Estudar o físico para entender o humano.

Geopolítica

A arte de entender o mundo.

Guerra!

Não dá para deixar terminar o mês sem comentar da guerra que ocorreu na Geórgia, país da antiga União Soviética. No conflito, o exército georgiano entrou na província autônoma da Ossétia do Sul (seu próprio território) para tentar reprimir uma tentativa de independência. Como a maioria dos habitantes dessa região tem passaporte russo, a Russia enviou seus exércitos, invadindo a Geórgia, com o pretexto de proteger seus cidadãos. Os EUA reagiram imediatamente, dizendo que poderiam até pedir sanções econômicas à Russia, sua retirada do G-8 (grupo dos países mais industrializados do mundo), entre outras. A União Européia também chegou a cogitar sanções à Russia, já descartadas pela diplomacia francesa, atualmente no controle rotativo da União Européia.
Ao que parece toda essa movimentação militar é apenas uma cortina de fumaça, utilizada para esconder coisas maiores. Os EUA querem de toda forma criar uma rede de escudos anti-mísseis para proteger seus aliados na europa, atitude essa que não agrada nem um pouco à Moscou. Não é à toa, afinal não seria a primeira vez que os EUA se colocam em posição de atacar posições militares russas, assim como grandes cidades. Durante a Guerra Fria, foram instalados mísseis nucleares na Turquia, todos apontados para a URSS. Em resposta, os soviéticos mandaram instalar ogivas nucleares em Cuba, apontadas para os EUA. Depois de treze dias de negociações tensas, nem lá nem cá. Os mísseis voltaram para a URSS e os que estavam na Turquia foram retirados. Esse episódio ficou conhecido como a Crise dos Mísseis.
Depois de todo esse confronto verbal, um acordo de cessar-fogo foi assinado, mediado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy. A Rússia reconheceu então a independência de duas regiões autônomas da Geórgia, a Ossétia do Sul e a Abkázia. É claro, não houve ainda confirmação se se tornarão mesmo países independentes ou se haverá uma proposta de anexação à própria Rússia.
Depois de mandar para a região mais navios e tropas e contrabalançar com as tropas norte-americanas que estão fazendo "ajuda humanitária" na região, a Rússia testou na última terça-feira, 26/08, um novo tipo de míssel de médio alcance, o RS-24. Novidade? Só uma: esse míssel é capaz de perfurar escudos anti-mísseis que existam e que possam ser construídos no futuro, de acordo com Moscou. Será que dá para entender agora porque apesar da sua economia em crise a Rússia está no G-8? Ou porque tem assento permanente no Conselho de Segurança da ONU? A Guerra fria pode até ter acabado, mas esse conflito na Geórgia ainda vai dar muito o que falar. Com certeza voltaremos a falar disso em outras postagens.
Share:

Curtas! da China.

Não dá pra passar batido. As olimpíadas de Beijin já terminaram, mas valem alguns registros. Por isso inauguro a sessão Curtas!, séries especiais que serão um pouco maiores e que aparecerão quando um tema tiver grande repercussão, muita coisa para escrever e pouco espaço. Então lá vai.

Abertura!

A abertura foi a mais longa da história, mas na minha opinião não a melhor. Das que eu tive oportunidade de assistir, a de Sidney me chamou mais a atenção. Mas ver aqueles 2008 tambores típicos sendo tocados ao mesmo tempo foi magnífico, sem dúvida. O desenho do estádio, a forma como a pira olímpica foi acesa, as acrobacias e os anéis que representam os jogos flutuando no ar. A China mostrou a que veio logo na abertura, fazendo um espetáculo à altura de qualquer outro país. Beijin está de parabéns.

Transmissão!

Como sempre, as transmissões da Rede Globo de televisão deixaram muito a desejar. Além de não cobrir o evento, mostrando apenas as modalidades mais populares em que apareciam brasileiros competindo, repassou o sinal apenas para a Rede Bandeirantes. Essa sim, emissora acostumada a lidar com esportes diversos, ao menos tentou mostrar aos mais jovens o que são os jogos olímpicos. Mas o sinal de transmissão da Bandeirantes na minha casa não é lá essas coisas, então tive de aturar o Galvão Bueno e as suas nem tão agradáveis companhias. Deve ser por isso que se especula que a Rede Record já teria comprado os direitos de transmissão dos jogos de Londres em 2012. Se mantiver o nível de transmissão da Eurocopa de 2008, a Globo vai estar em maus lençóis. Até porque eu duvido que a Record repasse o sinal para a Globo (intrigas com o bispo, sabe como é).

Quadro de medalhas!

Como já era esperado, a China venceu os EUA no quadro de medalhas. Afinal uma intensa programação foi cumprida à risca para que se chegasse aos jogos em condições para que isso acontecesse. Tudo bem que rolaram umas insinuações que ginastas chinesas teriam tido documentos adulterados para estar na idade mínima de competição. Mas nada foi provado até agora. Falso mesmo só a menina que cantou na abertura e que emocionou o mundo. Depois descobriram que ela só dublava a cantora real.

Participaçao brasileira!

Como já diria o saudoso Nelson Rodrigues, valeu o complexo de vira-latas. As grandes esperanças de medalha decpcionaram e muito. Na ginástica, nem Diego Hipólito nem Jade Barbosa conseguiram confirmar o favoritismo. No futebol feminino, derrota na final e muita luta. No masculino, depois de uma surra dos Argentinos, sarro de Maradona. Isso só para citar alguns. Medalha de ouro só para aqueles que tinham algo pessoal para provar. Maurren Maggi queria mostrar que podia ganhar uma medalha mesmo depois da acusação de dopping, sofrida no passado; César Scielo e sua família abdcaram de muitas coisas e gastaram muito dinheiro para que ele pudesse treinar nos EUA e competir em alto nível; e a seleção de vôlei feminino tinha que acabar com a imagem ruim deixada quatro anos antes, na desclassificação das olimpíadas na semifinal depois de sete match points. Só gostaria que em nome do esporte eles não comparecesse à nenhuma cerimônia no palácio do planalto, que pouco ajuda e sempre quer se beneficiar politicamente das conquistas esportivas dos atletas brasileiros.

Cuba!

Sempre entre os primeiros colocados, dessa vez Cuba não chegou nem perto. Um resultado pouco expressivo, talvez em razão das grandes mudanças políticas que estão ocorrendo na Ilha. Depois de anunciar cortes na educação, o que pareceu foi que os cortes já tinham começado. Pelo esporte. Se isso é verdade, mal sinal. Talvez Cuba não precise de um ditador velho e com idéias ultrapassadas. Mas também não precisa voltar a ser a Ilha da Fantasia dos EUA.

Encerramento!

Assim como na abertura, um grande espetáculo. Todas as etnias chinesas foram representadas nas duas grandiosas festas, apesar de não terem participado da festa. Mas o que mais marcou a transmissão ao vivo pela Globo foi o Galvão Bueno explicando que os patrocinadores são a única fonte de renda da emissora e que por isso agradecia a eles, blá, blá, blá. Tudo por causa da possível compra dos direitos de transmissão dos próximos jogos olímpicos pela Record, que como todo mundo sabe tem uma fonte inesgotável de renda: a ignorância.
Share:

Mês sem chuvas!

Muito se comentou sobre o baixo índice de chuvas e a consequente queda da umidade relativa do ar na cidade de São Paulo, que causa sérios transtornos respiratórios nos seres humanos, especialmente crianças e idosos. Como a localização da cidade não favorece a dispersão dos poluentes, todas as vezes em que sofremos uma estiagem esses problemas se agravam.
Vale lembrar que os dados oficiais de coleta e que foram divulgados são registrados na zona norte de São Paulo, então não significa necessariamente que não choveu em nenhuma parte da cidade. Sistemas circulatórios são complexos e não necessariamente mostram a realidade de todas as localidades da cidade.
Também não é nenhuma novidade que isso tenha ocorrido, afinal há registros de outros períodos históricos em que tais secas aparecem, inclusive no Laboratório de Climatologia e Biogeografia da USP, que conta com uma estação meteorológica e dados confiáveis já há algumas décadas. Mas muitas pessoas já conseguiram fazer daí uma ligação com as alterações climáticas da atualidade e com o tal do aquecimento global.
Sinceramente acho que tem muito jornalista, crítico, pesquisador, pseudo-cientista que está precisando arranjar uma namorada. Estão tão obcecados com as alterações climáticas e o aquecimento global que sequer dormem à noite. Independente de eu acreditar ou não nesse aquecimento antropogênico (e eu não acredito), fica claro que é necessária uma nova visão sobre o tema, menos maniqueísta e mais humanista (por favor, não me venham com socialismo!). Tantos problemas sem solução e as pessoas preocupadas em se utilizar de um fenômeno natural, uma estiagem qualquer para justificar o fato de terem nascido com o falo pequeno. Tem horas que dá nos nervos!
Share:

Adeus férias!

Só para registrar, por incrível que pareça eu consegui no mês de Julho uma semana de folga, na qual pude aproveitar de alguns dias no litoral norte de São Paulo, em Ubatuba. Ficamos em um rancho muito bonito, perto da praia, muito calmo, com uma vista linda. Podíamos ficar no rancho e fazer trilhas ou pegar o carro e ir à praia, que fica bem perto de onde nos hospedamos. Mas não é sobre isso que vou escrever. Depois de quase uma semana de descanso, voltei para São Paulo e encontrei de volta todos os problemas que eu tinha deixado para trás, sem muita saudade.
Mas o que mais me incomodou foi o fato de estar de volta à São Paulo, descansado e sequer conseguir dormir à noite. Uma turma próxima de onde moro tem o hábito e o costume de fazer "festinhas" que duram a noite toda, com o som tão alto que mesmo a uma distância bastante considerável faz tremer as janelas de casa. Uma noite sem dormir e lá se foi todo o descanso das férias. Ainda mais ouvindo aquilo que cosidero a mais cabal prova de que a sociedade brasileira está fadada ao fracasso: o funk carioca. Que tortura!
É impressionante como qualquer acéfalo pode fazer sucesso fazendo barulho, xingando as pessoas e colocando as mulheres abaixo das amebas na linha da evolução das espécies. E o pior nem é isso. Pior mesmo é que AS PESSOAS GOSTAM ! Fazer o que? Como diz minha mãe: quem se mistura com porcos, farelo come. Acho que vou ficar o mais longe possível.
Share:

Resistência pela verdade!

É o que significa a palavra satiagraha, usada pela Polícia Federal para batizar uma das mais importantes operações policias dos últimos anos no Brasil. Com certeza não se esperava tantos desdobramentos nesse caso cheio de surpresas. A investigação foi iniciada há quatro anos como consequência das investigações sobre o mensalão e levou para a cadeia o banqueiro Daniel Dantas (Banco Opportunity), Naji Nahas, empresário e Celso Pitta, ex-prefeito de são Paulo, entre outros. Segundo as investigações, vários crimes eram cometidos, entre eles desvio de verbas pública, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e fraudes no mercado de capitais baseadas em informações privilegiadas.
Iniciou-se então um processo interessante e perigoso. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes mandou soltar os acusados. Ficou provado então, com base em novas gravações, que pessoas ligadas a Daniel Dantas e ao seu comando tentaram subornar um delegado da Polícia Federal. Novamente foi preso o acusado e novamente Gilmar Mendes mandou soltá-lo, nitidamente como afirmação de seu cargo. Essa situação provocou um imenso mal-estar entre os magistrados do país, que apoiaram em grande maioria o Juiz Federal Fausto Martin De Sanctis, responsável pelos pedidos de prisão. Juro que gostaria de ver essa disposição no STF para julgar grandes injustiças que acontecem no Brasil, como por exemplo o governo federal não cumprir a constituição em muitos dos seus capítulos
Finalmente, o delegado Protógenes Queiroz, que comandou toda a operação, foi afastado repentinamente do cargo, o que mostra que parte da Polícia Federal ou alguém acima dela precisava que as investigações parassem nesse nível, afinal ninguém desvia dinheiro público sem alguém de dentro da administração pública estar no esquema. Então as investigações estagnaram, pois se elas continuassem encontrariam mais culpados, provavelmente dentro do próprio governo.
Essa operação da Polícia Federal serviu para mostrar várias facetas das pessoas nesse país: ainda há pessoas interessadas na verdade e na justiça; ainda há pessoas que não estão interessadas na verdade e justiça, fazendo de tudo para se livrar das próprias culpas; ricos quando são presos pela polícia são soltos pelo presidente do STF, enquanto pobres quando são presos sob qualquer acusação apodrecem na cadeia. Não consigo ver esse país de forma diferente: somos uma nau que deixou o porto com dois graus de erro nos cálculos de rota e navega há mais de 500 anos em rota cada vez mais errada. Se o leme não for virado para o lado certo, jamais voltaremos para o caminho que nos levará à construção de um país no mínimo digno. Porque pensar em justiça hoje acho que é pedir demais.
Share:

Lei seca?

Desde a sua entrada em vigor, a chamada Lei Seca já produziu várias discussões. E algumas consequências. Muita dúvida foi gerada até entre os policiais e houve uma demora excessiva para que houvesse um padrão nas ações policiais. Agora, com padrões mais bem definidos, podemos fazer outras reflexões.
Primeiro que a lei não é exatamente seca, afinal beber não é proibido. O que se pede nesse caso é um pouco de bom senso, afinal não se bebe para ir ao trabalho, por exemplo. Beber é permitido, assim como dirigir. Só o que não pode são as duas coisas juntas.
Segundo detalhe: uma parte da sociedade foi contra a lei, especialmente advogados que querem aparecer na mídia, dizendo que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. Alexandre Garcia, em reflexão no jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, deu um exemplo excelente para combater este argumento: todas as vezes que uma pessoa tira o R.G. faz um cadastro de suas digitais e coloca uma delas no documento oficial. Tecnicamente está produzindo provas contra si mesmo.
Por último, posso dizer que a reflexão que faço dessa nova lei é simples: ela está salvando vidas, diminuido o número de atendimentos do Serviço Médico de Urgência (SAMU) e consequentemente diminuindo custos para a sociedade de pessoas irresponsáveis que bebem em excesso e saem dirigindo. Em suma, tráz enormes benefícios para a sociedade. Não tem como ser contrário a essa lei com as consequências benéficas que ela está mostrando. Quem é contra a lei está pouco se importando com a sociedade, está mais preocupado com o próprio bolso. Por isso uma associação de bares e restaurantes entrou na justiça contestando a nova lei. Estes estão se importando apenas com a quantidade de bebidas que vão vender a menos e não com a quantidade acidentados a menos, com os gastos menores realizados nos atendimentos médicos, no tratamentos de feridos, no enterro dos mortos. Aí me pergunto: se por acaso um bêbado saísse de um bar e atropelasse e matasse toda a família do dono desse bar, qual seria a opinião dele sobre a lei? Acredito mesmo que essas pessoas não têm mesmo a capacidade necessária para refletir sobre o assunto. E viva o capitalismo!
Share:

Números!

No mês de Julho o país ficou estarrecido ao descobrir a situação de calamidade em que vive a Santa Casa de Belém, no Pará. Tudo porque se tornou impossível esconder o assustador número de mortes na UTI neonatal da entidade. De acordo com as informações oficiais, 253 bebês morreram entre Janeiro e Junho desse ano.
Além da óbvia tragédia, muito se pode discutir. Nenhum hospital chega ao ponto em que ocorrem tantas mortes sem um motivo, o que já está provado e documentado. Há mais de um ano o Sindicato dos Médicos denuncia a situação precária do estabelecimento, no qual faltavam até álcool e algodão, e nada foi feito. Como sempre costumo dizer, crises como essa seriam exemplares mas infelizmente não são. Me explico: apesar da tragédia, nada disso é utilizado para melhorar a qualidade do atendimento público, em lugar nenhum do país, então sabemos que podemos esperar outra tragédia, em outro lugar, que está em curso nesse momento mas ainda não se tornou pública.
Esses acontecimentos são decorrentes de décadas de desmandos e de pouca preocupação com as pessoas, pelo menos fora do período eleitoral. Então são processos que se tornam notórios da pior maneira e com quem tem menos culpa pagando o preço mais alto. Nesse caso, com a morte de um filho.
No entanto, a maior falta de respeito às famílias veio de uma declaração oficial da Secretária de Saúde, Laura Rosseti, que em entrevista afirmou que o número de mortes era normal, estava dentro do parâmetro aceitável pela Organização Mundial de Saúde. Como já diria o grande mestre Aziz Ab'Saber, o maior erro que se comete quando se fala de pessoas é transformar problemas em números, pois os números mascaram a realidade. E eu ainda acredito na Teoria da Relatividade: 253 mortes para a secretária de saúde é uma coisa; um filho morto para uma das famílias vítima da negligência e do descaso da administração pública é outra. Tudo é relativo. Talvez se um dos mortos fosse filho de alguém importante a história fosse diferente.
Share:

Pense!

"Quem não raciocina é fanático, quem não sabe raciocinar é um imbecil e quem não ousa raciocinar é um escravo"
W. Brumon

Sobre o autor!

Minha foto
Sou apenas um brasileiro, professor de Geografia, crítico da Política e das "politicalhas" que vejo todos os dias por aí. Sou um cara simpático com meus alunos e amigos, totalmente antipático com e que não acredita mais em política, que gosta muito de dar aula, principalmente pela liberdade de expressar minhas opiniões e discutí-las com os alunos. Gosto de viajar, gosto do bom e velho Rock'n'Roll. Gosto muito de Geografia e de estudar os "matos" desse país. Acho mesmo que nasci no país errado: prefiro campo a praia, vinho a cerveja, frio a calor, morenas a loiras, honestidade ao famoso "jeitinho brasileiro". Enfim isso tudo. Quem quiser saber mais pergunte para meus amigos e alunos.

Sobre o Blog!

Olá a todos.


Estamos caminhando por um mundo globalizado que não enxerga diferenças mais do que econômicas, por isso esse é um dos focos dos atuais estudos geográficos. Como amante, seguidor e professor dessa velha matéria, me sinto na responsabilidade de passar as idéias e atualidades desse contexto para os meus alunos e amigos, como quaisquer outros seguidores que vierem.

A visão é de uma pessoa que passou por diversas dificuldades e ainda passa, vivendo na periferia e tentando, a partir dela, criar certa resistência ao processo de desmonte da educação como um todo que acontece hoje no nosso país. Portanto, continuem se sentindo em casa, e não se esqueçam de comentar e dar suas opiniões sobre cada postagem. Como sempre, respondo aos comentários o mais breve possível.



Visualizações!

Seguidores!

Marcadores!

"Cansei" "relaxa e goza" 11 de setembro ações afirmativas adulteração água álcool.cana de açucar. Alemanha alunos Amazônia América Latina analfabetismo funcional analfabeto ano novo; feriado; simpatia; carnaval ANS aposentadoria invasores ilegais Aquecimento global arrastão assassinato atropelamento aumento aviaçao bacamarteiros Baco Bahia balança comercial Belém bobagens Bolívia bolsa família bombas atômicas Brasil Brasília Brecht buracos burrice. Battisti campanha eleitoral capitalismo carnaval cartel Cartões corporativos cassação Chile China chuvas ciclone ciclos ciência geográfica cinema clima Cocanha Código de trânsito código florestal Colômbia Comemoração comércio exterior Conflito consequências Constituição Brasileira conto de fadas controle de tráfego aéreo Copa do Mundo COPOM Coréia do Norte corredor Diadema-Brooklin corrupção costumes cotas CPMF crescimento crime crimes crise CSLL CSS Cuba cultura Cunha LIma Custos CVRD Declaração Universal dos Direitos Humanos degradação demissões democracia democratas dengue deputado Desastre aéreo descaso descaso com o dinheiro público desemprego desigualdades desmatamento desvios de verbas devastação Dilma ditador ditadura Documentário Eça de Queiroz economia Educação eleições Eloá embargo Embraer emprego EMTU enchente enem energia Equador erupção escândalos escolas esmola espaço esporte estradas estudantes etanol EUA eventos extremos extradição FARC farpas faxina férias festas festas juninas Feudo Fidel Castro Fim de ano finanças fraternidade funk Furacão Katrina futebol futuro fuvest gás geografia Geórgia gigante globo golpe de estado governo grampos grau de investimento greve greve na usp guerra Guerra Fria história Holocausto Hugo Chávez humanidade humor ideologias ignorante igualdade igualdade racial Ilha das Flores imbecil impostos imprensa inclusão social Inclusp incompetência independência indústria infantilidade infra-estrutura inocentes INPE INSS Internet invasão investigações IOF IPCC Irã islândia Israel Ítalo Calvino Jabor jornalismo José Dirceu julgamento Justiça ladrão Lei seca Lei trabalhista leis Leite liberdade lixo Lua Lula luto ma Maio de 68 manipulação marcas marionetes Marketing Marta Suplicy Mato Grosso do Sul meio ambiente mercados Mianmar micareta ministérios morte movimento estudantil MST muçulmanos mudanças Muro de Berlim música Natal natureza números OAB Obama ocupação da reitoria OIT olhar Olimpíadas ONU Operação Furacão operação tapa buracos oportunistas Oriente Médio Osama Bin Laden país Palestina Pan-americano Panamá panis et circensis Papai Noel Paraguai partidos Pátria Paulo Autran pesquisa petróleo planeta Plano Real planos de saúde plástico pmdb PMs poema polícia federal polícia militar polític política políticos poluição preconceito Presidência pressa produtos orgânicos promessas não cumpridas protestos PSDB PT ratos RCTV recapeamento record Reestatização reféns reflexões Renan renúncia republicanos resistência respeito retrospectiva revolução Ribeirão Preto Rio de Janeiro roubo Rússia salário mínimo Samba do Crioulo Doido Santa Catarina Santo André São Paulo Satiagraha saúde secas segurança Selic senado federal seppir sequestro Simón Bolívar sindicatos sistema de saúde sistema educacional socialismo sociedade sociedade civil soda cáustica sorte Stanislaw STF TAM Taxa de Juros terremoto terrorismo Tibete tortura tragédia trânsito Transparência Brasil travestis Tropa de Elite TSE Turismo UFSC Usina Hidrelétrica de Belo Monte USP Vale vandalismo Venezuela verdades vergonha vermes vestibular vida vulcão Wolrd Trade Center

Translate

Recent Comments

Blogger templates

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.