Um turbilhão de ideias!

Gênios da matemática!

Quando se fala com os professores da rede pública do estado de São Paulo a constatação de que esse é um sistema de ensino morto desde 1997, quando se instituiu a progressão continuada na educação. Em resumo simples, não se reprova aluno se não for por falta. De lá para cá muitas mudanças nos planos de carreira, divisão da classe de professores em infinitas subcategorias para evitar a união dos professores, superlotação das salas de aula, desvalorização dos professores, enfim, o governo atual (que é o atual há duas dezenas de anos) fez de tudo para que as pessoas não se interessassem pela carreira de professor e para que muitos daqueles que são professores simplesmente desistissem da carreira. Isso é muito importante para o que será discutido.
Desde 2008 uma lei chamada de Piso Nacional do Professor está em vigor e em SP nunca foi cumprida. Não deve ter dado tempo para isso, afinal foram só três anos completos. A lei garante que 33% da carga horária do professor seja usada para atividades extraclasse. O problema para o estado é que um juiz determinou que se cumpra a lei e que a atribuição de aulas já seja feita levando isso em conta.
O governo do estado já disse que cumprir isso do jeito que foi determinado pelo juiz é impossível, pois não há professores o suficiente. Porque será? Será por que os professores ganham mal, são desrespeitados dentro e fora da sala de aula e são sempre culpados por tudo que acontece com a educação?
Para burlar a lei, a quadrilha que está no poder em SP resolveu dar uma de "nerd" e resolver o problema sem contratar professores, sem pagar mais para os professores, sem mudar absolutamente nada a não ser a visão das coisas: resolveu contar o intervalo de aula como atividade extraclasse do professor. Dessa forma, a carga horária do professor aumenta e atende percentualmente o que determina a lei, sem mudar absolutamente nada. São gênios matemáticos que desprezam a educação e obviamente precisam que os alunos não aprendam matemática o suficiente para entender o que está acontecendo e assim poder questionar a falta de ética com a qual governam a maior economia da nação. Criar uma nação de trouxas começa na escola. Ou na falta dela, certo Alckmin?
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"Quem não raciocina é fanático, quem não sabe raciocinar é um imbecil e quem não ousa raciocinar é um escravo"
W. Brumon

Sobre o autor!

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Sou apenas um brasileiro, professor de Geografia, crítico da Política e das "politicalhas" que vejo todos os dias por aí. Sou um cara simpático com meus alunos e amigos, totalmente antipático com e que não acredita mais em política, que gosta muito de dar aula, principalmente pela liberdade de expressar minhas opiniões e discutí-las com os alunos. Gosto de viajar, gosto do bom e velho Rock'n'Roll. Gosto muito de Geografia e de estudar os "matos" desse país. Acho mesmo que nasci no país errado: prefiro campo a praia, vinho a cerveja, frio a calor, morenas a loiras, honestidade ao famoso "jeitinho brasileiro". Enfim isso tudo. Quem quiser saber mais pergunte para meus amigos e alunos.

Sobre o Blog!

Olá a todos.


Estamos caminhando por um mundo globalizado que não enxerga diferenças mais do que econômicas, por isso esse é um dos focos dos atuais estudos geográficos. Como amante, seguidor e professor dessa velha matéria, me sinto na responsabilidade de passar as idéias e atualidades desse contexto para os meus alunos e amigos, como quaisquer outros seguidores que vierem.

A visão é de uma pessoa que passou por diversas dificuldades e ainda passa, vivendo na periferia e tentando, a partir dela, criar certa resistência ao processo de desmonte da educação como um todo que acontece hoje no nosso país. Portanto, continuem se sentindo em casa, e não se esqueçam de comentar e dar suas opiniões sobre cada postagem. Como sempre, respondo aos comentários o mais breve possível.



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