Fervillar - O Blog do Professor Silvio!

Um turbilhão de ideias!
Siga-me

Protestos com "face"!



By  Silvio Villar     16:44    Marcadores:,, 
Uma outra coisa que ficou muito clara nos protestos de junho pelo Brasil foi algo que os políticos e até mesmo a mídia pouco considerava: o poder da internet.
Muitos dos protestos foram organizados pela rede e se espalharam dessa forma, tanto a chamada para a mobilização quanto os resultados das mesmas. E uma das características dessa forma de difusão é que ela não passa pelos canais ditos "oficiais", ou seja, não dependem da grande mídia corporativa e corrupta, que seleciona o que é transmitido dependendo de seus próprios interesses.
Nunca no Brasil chamados pela internet tinham ganhado corpo nessas proporções, apesar de não serem obviamente o único meio de propagação dessas ideias. As universidades foram, como sempre, um dos grandes disseminadores delas e atuaram como organizadores desses eventos. 
Esse é mais um dos indicativos de que a grande maioria da classe política está completamente desvinculada da realidade do povo. Não basta ter websites e contas em rede social para participar do mundo cibernético. É preciso ter mais cuidado com essas informações, como as organizações atuam e se mobilizam, assim como as empresas particulares já fazem com a opinião que os seus consumidores colocam sobre seus produtos e serviços na internet.
Creio que daqui para frente, mais do que o governo dos EUA, o governo brasileiro vai começar a prestar mais atenção nas informações que circulam na internet e mais do que isso usar essas informações para tentar dizimar essas organizações e movimentos. Mais uma luta para o governo, tentar acompanhar as novidades da tecnologia. Para um governo que gosta tanto de apegar ao passado vai ser uma luta difícil.

About Silvio Villar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas euismod diam at commodo sagittis. Nam id molestie velit. Nunc id nisl tristique, dapibus tellus quis, dictum metus. Pellentesque id imperdiet est.

Um comentário:

Rodrigo Bentivenha disse...

O governo dos EUA já está de olho no que acontece e mantém uma vigilância criminosa (vide o caso Snowden). Mas no caso brasileiro, a internet é uma ferramenta muito útil a democracia e, indiretamente ao atual governo, pois ajuda a quebrar o monopólio da imprensa que fecha de corpo e alma com o PSDB. Afinal, não fosse o mundo cibernético, muita gente não ficaria sabendo do propinoduto do metrô paulista nem da fraude fiscal da Globo por exemplo. Ou seja, para o governo do PT a democratização da comunicação só traria benefícios, mas ele, estupidamente continua pagando milhões em publicidade para o inimigo. VAi entender...


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Translate