Um turbilhão de ideias!

O mundo

Paixão pela Geografia.

Mapa múndi antigo

Mapa do Mundo de I. Evans - 1799.

Globos terrestres

Decorativos e lindos.

Geografia física

Estudar o físico para entender o humano.

Geopolítica

A arte de entender o mundo.

Entre abutres e hienas.

Amanhã, dia 24/11/2008, faz um mês que a polícia encerrou o inquérito sobre o caso Eloá, a menina que foi mantida por mais de cem horas refém do ex-namorado na sua própria casa, em Santo andré, Grande São Paulo. Entre várias facetas apresentadas sobre o crime e o desfecho trágico, uma coisa me chamou a atenção e até resolvi esperar um pouco para escrever para analisar as coisas com um pouco mais de calma. Vamos lá.
No dia 13 de outubro, Lindemberg Fernandes Alves invade o apartamento e faz quatro reféns. Não demora muito para libertar dois rapazes e fica com a ex-namorada e uma amiga dela. Segue-se a isso uma tensa negociação, com alguns erros e acertos da polícia. A libertação da amiga Nayara foi estratégica, uma troca para que o sequestrador voltasse a ter luz elétrica na casa. Depois de atirar para fora do apartamento ele suspende as negociações. No dia 15, uma das coisas mais absurdas que já vi: enquanto a polícia tentava negociar com o sequestrador, ele dava entrevista ao vivo para uma carniceira de primeira, uma tal de Sônia Abrão da Rede TV, que transformou o sequestrador em celebridade.
No dia seguinte, o absurdo dos absurdos: a refém libertada volta ao apartamento e ao domínio do sequestrador. A polícia ao invés de retirar do sequestrador garantias, dá mais garantias para ele. No dia 17 acaba o cárcere, com a invasão da casa pelo GATE e a prisão do sequestrador. Mas ele teve tempo de atirar nas duas reféns, o que levou à morte a ex-namorada, Eloá.
Esse é um caso permeado de erros. Não se pode dizer que a polícia agiu corretamente, pois a invasão se deu por causa de um tiro (alegação da polícia), que a testemunha principal, Nayara, diz que não ocorreu. Mas algum barulho similar foi relatado por políciais e moradores do local. Mas o erro para mim está mais para a sociedade como um todo do que outra coisa. E o principal veículo para isso é a imprensa.
Como foi demonstrado na cobertura pseudo-jornalística do caso, o resultado só podia ser trágico. Afinal de contas, venderia muito menos se as reféns sobrevivessem e se o sequestrador se entregasse. A graça da imprensa é a desgraça alheia. Pela cobertura, qualquer coisa que a polícia tentasse, o sequestrador saberia antes. Não havia elemento-surpresa, afinal a transmissão ao vivo gera mais audiência. E se a polícia tivesse aproveitado as oportunidades que teve para matar o sequestrador, as imagens seriam utilizadas para massacrar a corporação, que diga-se de passagem é paga para defender o cidadão (no caso, as meninas) contra o infrator.
Depois da morte da estudante, as repercussões ainda duraram pelo menos duas semanas, com consultas a especialistas e advogados. Tudo para o deleite de um espectador que sempre pensa, ainda que inconscientemente nesses casos "eu tô fudido, mas aquele lá tá mais que eu" e para alegria das redes de televisão, pela audiência atingida. A vida da refém era mais uma das mercadorias que os jornais e TVs vendem. O problema é que a morte vende mais. Por isso os abutres e hienas ficam rondando a morte, mas não a morte do bandido, o que já é normal. É necessário que a vítima seja inocente, que seja jovem, que tenha amigos e fotos no ORKUT para mostrar em reportagens e mais reportagens. Quanto maior a perda da família, maiores as vendas. E que se dane o resto.
Agora a imprensa já deixou o caso de lado, outros já aconteceram. As grandes redes já acharam a quem culpar, a polícia, claro. Não podem em momento algum assumir que foram os reais legitimadores da ação do bandido, protegendo-o, dando-lhe informações e fazendo dele uma estrela. Tem de tirar de seus próprios ombros o peso do cadáver, mas quem se importa? Basta esperar a próxima vítima. Como disse a tal da Sônia Abrão, ela "não fez nada além do seu trabalho".
Hoje todos esses ninhos de carniceiros choram a perda de audiência provocada pela falta de trajédias que chamem a atenção do público. Mas no fim, só se vende merda para quem compra merda. E a sociedade continua chorando a morte de mais uma vítima que ela própria fez (assistindo à cobertura) enquanto paga o jantar do assassino. Essas pessoas têm de entender que de vez em quando é necessário matar o bandido para salvar o inocente. E é necessário culpar a quem tem culpa, como os carniceiros que vivem da morte e desgraça alheia, vendendo jornais e ocupando horas nas TVs. E de desgraça em desgraça se fará um país cada vez pior.
Share:

Enfim...FUVEST!

Bom, é chegada a hora. Para muitos estudantes esse é o dia mais importante do ano, afinal de contas o vestibular mais esperado, a FUVEST ocorre hoje. Muito se fala a respeito dos vestibulares em todo o país serem formas injustas de selecionar candidatos às melhores universidades, mas sou obrigado a admitir que ainda não inventaram sistema melhor. E a prova da FUVEST vem demonstrando interesse em mudar essa realidade, constantemente mudando a prova.
Quando eu prestei esse vestibular, a primeira fase consistia de duas provas, que ocorriam com intervalo de duas semanas, com 160 questões e quatro horas para cada uma delas. A prova de hoje terá 90 questões, sendo que até 10% dela poderá ser de questões interdisciplinares, com um total de cinco horas para resolução (mínimo de três horas). A interdisciplinaridade vem para tentar diminuir o número de pessoas que passam pela prova de vestibular apenas pela "decoreba", pelas musiquinhas que os professores de cursinho ensinavam. Hoje isso já não vale tanto, os candidatos têm obrigatoriamente que pensar.
E pensar em um ambiente hostil, em que cada um que está na sala pode ser um concorrente direto a uma vaga. Tem gente que faz piquenique na sala, outros fazem barulho. Pode não ser por querer, mas acaba atrapalhando os outros concorrentes. Por isso as provas de vestibular servem também como uma forma das pessoas aprenderem a se controlar, convivendo em sociedade e não estrangulando o chato que está do seu lado. Vale como treino de paciência também.
Bom, trabalhamos o ano todo para que esse dia fosse o mais perfeito possível. Todas as horas de estudo dos alunos, assim como aquelas gastas pelos professores na preparação das aulas são para hoje. Sei que há outros vestibulares importantes, como a Unicamp, que ocorreu a semana passada e outros que ainda virão, como a Unesp, mas o foco da grande maioria dos meus alunos da Grande São Paulo é mesmo a FUVEST. E olha que não são poucos. Para todos eles e os outros que concorrerão, repito o que disse ontem para alguns dos meus alunos em Guarulhos: duas coisas tiram o candidato da disputa, a falta de confiança em si mesmo e o cansaço. É claro que se chegar e o portão estiver fechado isso também ocorre.
Portanto, boa prova a todos (meus alunos sabem que nunca desejo boa sorte), que tudo corra bem e que possamos comemorar no dia 15 de dezembro, quando é divulgada a primeira chamada para a segunda fase. Espero a todos na Cidade Universitária, mesmo que não sejamos bem-vindos por lá. Mas isso aí já é motivo para outras postagens.
Share:

Eleições: novidade (quase) nenhuma

Terminadas as eleições municipais posso voltar a falar de política. Tenho o hábito de gostar de falar de política, mas depois das eleições, pois soa menos falso. Apenas para reiterar que mais ou menos previ que iriam para o segundo turno das eleições Marta Suplicy (PT-SP) e Gilberto Kassab (DEM-SP). Foi uma eleição no mínimo surpreendente, afinal o candidato vencedor era o terceiro na disputa eleitoral no início do pleito. E a candidata derrotada no segundo turno tinha altos índices nas pesquisas, que não se confirmaram em nenhum dos turnos. Ao que parece, fez valer o seu índice de rejeição, o maior entre os candidatos à prefeitura de São Paulo.
Mas outras coisas podem ser retiradas dessa eleição: na cidade de São Paulo, o PT foi novamente derrotado (as duas com a Marta), sendo que em uma delas controlava a máquina da prefeitura, seus vínculos, contratos e dinheiro. E agora foi derrotada por um político desconhecido do grande público, o que faz com que a posição do partido fique ainda mais instável por aqui. No resto do país a história é bem diferente.
Para o Democratas essa foi uma grande vitória, aliás a única vitória, uma vez que esta é a única prefeitura que controla no país. Mas o mais importante foi a vitória indireta do governador do estado de São Paulo, José Serra, "padrinho político" de Kassab. A posição de Serra se fortalece com a eleição de seu sucessor, numa proporção inversa ao declínio do PT. E como a disputa interna do PSDB promete ser tão intensa quanto as prévias do partido democrata nos EUA (Obama x Hillary), essa eleição pode ser um peso na balança a favor de Serra e contra Aécio Neves (PSDB- MG).
O jogo do poder está novamente mexido, com diferenciais interessantes. E o que está em risco, para mim, não é a disputa presidencial e sim quem será o candidato do PSDB, provável futuro presidente da república. A marca eleitoral mais forte que fica é uma tendência que, espero, se confirme: em muitos lugares o Lula não transfere votos. De novo ficamos entre a cruz e a espada e sou obrigado a dizer que entre o PSDB e o PT o Brasil e seu povo mereciam coisa melhor. Muito melhor.
Share:

Pense!

"Quem não raciocina é fanático, quem não sabe raciocinar é um imbecil e quem não ousa raciocinar é um escravo"
W. Brumon

Sobre o autor!

Minha foto
Sou apenas um brasileiro, professor de Geografia, crítico da Política e das "politicalhas" que vejo todos os dias por aí. Sou um cara simpático com meus alunos e amigos, totalmente antipático com e que não acredita mais em política, que gosta muito de dar aula, principalmente pela liberdade de expressar minhas opiniões e discutí-las com os alunos. Gosto de viajar, gosto do bom e velho Rock'n'Roll. Gosto muito de Geografia e de estudar os "matos" desse país. Acho mesmo que nasci no país errado: prefiro campo a praia, vinho a cerveja, frio a calor, morenas a loiras, honestidade ao famoso "jeitinho brasileiro". Enfim isso tudo. Quem quiser saber mais pergunte para meus amigos e alunos.

Sobre o Blog!

Olá a todos.


Estamos caminhando por um mundo globalizado que não enxerga diferenças mais do que econômicas, por isso esse é um dos focos dos atuais estudos geográficos. Como amante, seguidor e professor dessa velha matéria, me sinto na responsabilidade de passar as idéias e atualidades desse contexto para os meus alunos e amigos, como quaisquer outros seguidores que vierem.

A visão é de uma pessoa que passou por diversas dificuldades e ainda passa, vivendo na periferia e tentando, a partir dela, criar certa resistência ao processo de desmonte da educação como um todo que acontece hoje no nosso país. Portanto, continuem se sentindo em casa, e não se esqueçam de comentar e dar suas opiniões sobre cada postagem. Como sempre, respondo aos comentários o mais breve possível.



Visualizações!

Seguidores!

Marcadores!

"Cansei" "relaxa e goza" 11 de setembro ações afirmativas adulteração água álcool.cana de açucar. Alemanha alunos Amazônia América Latina analfabetismo funcional analfabeto ano novo; feriado; simpatia; carnaval ANS aposentadoria invasores ilegais Aquecimento global arrastão assassinato atropelamento aumento aviaçao bacamarteiros Baco Bahia balança comercial Belém bobagens Bolívia bolsa família bombas atômicas Brasil Brasília Brecht buracos burrice. Battisti campanha eleitoral capitalismo carnaval cartel Cartões corporativos cassação Chile China chuvas ciclone ciclos ciência geográfica cinema clima Cocanha Código de trânsito código florestal Colômbia Comemoração comércio exterior Conflito consequências Constituição Brasileira conto de fadas controle de tráfego aéreo Copa do Mundo COPOM Coréia do Norte corredor Diadema-Brooklin corrupção costumes cotas CPMF crescimento crime crimes crise CSLL CSS Cuba cultura Cunha LIma Custos CVRD Declaração Universal dos Direitos Humanos degradação demissões democracia democratas dengue deputado Desastre aéreo descaso descaso com o dinheiro público desemprego desigualdades desmatamento desvios de verbas devastação Dilma ditador ditadura Documentário Eça de Queiroz economia Educação eleições Eloá embargo Embraer emprego EMTU enchente enem energia Equador erupção escândalos escolas esmola espaço esporte estradas estudantes etanol EUA eventos extremos extradição FARC farpas faxina férias festas festas juninas Feudo Fidel Castro Fim de ano finanças fraternidade funk Furacão Katrina futebol futuro fuvest gás geografia Geórgia gigante globo golpe de estado governo grampos grau de investimento greve greve na usp guerra Guerra Fria história Holocausto Hugo Chávez humanidade humor ideologias ignorante igualdade igualdade racial Ilha das Flores imbecil impostos imprensa inclusão social Inclusp incompetência independência indústria infantilidade infra-estrutura inocentes INPE INSS Internet invasão investigações IOF IPCC Irã islândia Israel Ítalo Calvino Jabor jornalismo José Dirceu julgamento Justiça ladrão Lei seca Lei trabalhista leis Leite liberdade lixo Lua Lula luto ma Maio de 68 manipulação marcas marionetes Marketing Marta Suplicy Mato Grosso do Sul meio ambiente mercados Mianmar micareta ministérios morte movimento estudantil MST muçulmanos mudanças Muro de Berlim música Natal natureza números OAB Obama ocupação da reitoria OIT olhar Olimpíadas ONU Operação Furacão operação tapa buracos oportunistas Oriente Médio Osama Bin Laden país Palestina Pan-americano Panamá panis et circensis Papai Noel Paraguai partidos Pátria Paulo Autran pesquisa petróleo planeta Plano Real planos de saúde plástico pmdb PMs poema polícia federal polícia militar polític política políticos poluição preconceito Presidência pressa produtos orgânicos promessas não cumpridas protestos PSDB PT ratos RCTV recapeamento record Reestatização reféns reflexões Renan renúncia republicanos resistência respeito retrospectiva revolução Ribeirão Preto Rio de Janeiro roubo Rússia salário mínimo Samba do Crioulo Doido Santa Catarina Santo André São Paulo Satiagraha saúde secas segurança Selic senado federal seppir sequestro Simón Bolívar sindicatos sistema de saúde sistema educacional socialismo sociedade sociedade civil soda cáustica sorte Stanislaw STF TAM Taxa de Juros terremoto terrorismo Tibete tortura tragédia trânsito Transparência Brasil travestis Tropa de Elite TSE Turismo UFSC Usina Hidrelétrica de Belo Monte USP Vale vandalismo Venezuela verdades vergonha vermes vestibular vida vulcão Wolrd Trade Center

Translate

Recent Comments

Blogger templates

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.