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Democracia à la Chávez!

Nesse último final de semana, no dia 27/05/07, terminou a concessão da RCTV, a mais antiga e popular rede de televisão da Venezuela. Nesse país, controlado por um ditador de nome Hugo, liberdade de expressão e de imprensa não parecem ter a menor importância.
A Venezuela, na verdade República Bolivariana da Venezuela, tem como lei principal a constituição bolivariana, aceita com maioria esmagadora pela população quando proposta por Chávez. Ela tenta resgatar os conceitos de administração de Simón Bolivar, herói de guerra e ditador da Colômbia. Mas Bolívar visava o bem do povo e (por estranho que pareça) democratizar os bens públicos para a população. Alías, democracia (governo do povo) parece ser um conceito desconhecido por Chávez. Quanto a dizer que o governo venezuelano compartilha das idéias socialistas, basta avisar ao senhor presidente que o socialismo era um estágio intermediário entre o capitalismo e o comunismo, em que uma burocracia organizaria o país para a igualdade entre as pessoas e onde os trabalhadores seriam os dirigentes da nação. Não parece que o senhor Chávez esteja preparando a Venezuela para que a maioria, o povo, chegue ao poder. Isso signignifica que ele também desconhece o significado do socialismo.
Talvez Hugo Chávez devesse se comparar a um outro ditador, sem é claro a capacidade intelectual dele, e mudar o nome do país para República Hitleriana da Venezuela. Afinal, o nacional-socialismo de Hitler é muito mais parecido com os métodos adotados por Chávez, como calar uma estação de TV que fazia oposição à ele. Ou talvez, em um delírio megalomaníaco, chamar o país de República Chavista da Venezuela. Talvez não caísse bem, mas bem que ele gostaria.
Não sei sinceramente o que me preocupa mais: as atitudes de Chávez, usando a imagem de ídolos do passado para enganar e manipular o povo, o fato de no Equador e Bolívia estarem no poder "filhotinhos" de Chávez, prometendo fazer bobagens tão grandes quanto a da Venezuela ou a postura estática de países como Brasil e Argentina, notadamente os mais importantes geopoliticamente da América do Sul. Para refrescar a memória, Simón Bolívar pensava assim sobre o povo e como um governante deve agir: "O povo é mais sábio que todos os sábios(...) A vontade nacional será o meu guia e nada poderá impedir que me consagre ao seu serviço e de conduzir este povo onde ele quiser". Se tornar um ditador, confiscar empresas transnacionais, calar opositores, colocar o nome de Bolívar na constituição do país, nada disso fará de Chávez um Bolívar!

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A dura vida da polícia federal!

A Polícia Federal brasileira ultimamente anda destoando dos outros órgãos públicos de repressão ao crime. Com seguidas operações, já conseguiu desmontar esquemas, eliminar fraudes e prender muita gente, inclusive pessoas importantes. Na última demantelou um esquema de vendas de sentenças no Superior Tribunal de Justiça, acusando (com provas) o Ministro Paulo Medina. Grandes esquemas no Brasil significam grandes roubos ao dinheiro público, ou seja, nosso dinheiro. Em casos como esse, não é o dinheiro que está em jogo, mas a credibilidade de uma instituição que deveria ser um símbolo da isenção e do respeito pelas leis.
Quando pessoas importantes são presas ou ao menos investigadas, volto a ter uma pequena esperança com relação ao Brasil. Mas sabemos que no "país do jeitinho", em se propinando tudo dá. Desde uma multa de trânsito que deixa de ser aplicada por se "molhar a mão" do guarda até venda de sentenças por juízes e ministros.
Nesse contexto, fico realmente abismado que ninguém tenha tentado ainda "cortar as asinhas" da PF, que tenta devolver um pouco de dignidade ao Brasil, levando para a cadeia não só os pequenos mas também os grandes criminosos.
Vê-se os resultados das operações, que levam meses de planejamento, escutas, gravações e investigações. Tudo dentro do rigor da lei para que as provas tenham validade em um tribunal. Então, com o dever cumprido, investigações concluídas e envolvidos presos, policiais federais podem sair e beber uma cerveja com os amigos, como todo mundo, para comemorar. Enquanto isso, na mesa do lado, advogados e acusados comemoram o habeas corpus conseguido que garante ao acusado o direito de responder ao processo em liberdade. Garante também o direito ao esquecimento. Depois de alguns dias, tudo volta ao normal, policiais na rotina de investigar enquanto quem devia estar preso volta às ruas, às empresas, aos tribunais. Todo o trabalho de meses ou anos jogado no lixo. É dura a vida do policial federal no Brasil!
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Educação? No Brasil?

Para um professor, acho que demorei demais para escrever sobre educação aqui. Analisando o ensino público de hoje, em vistas da publicação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do governo federal, acredito sim estarmos frente a uma situação única, uma oportunidade de melhorar a educação do país. No entanto, como sempre, há ressalvas. O plano é muito bem intencionado, mas está sujeito aos “humores” da câmara e do senado, mais preocupados que estão em aumentar os seus salários e instalar ou barrar CPI’s, pois isso com certeza é mais importante do que a (falta de) saúde, educação, transporte, infra-estrutura, investimentos, do que as reformas da previdência, tributária ou política.
Em anos eleitorais, vislumbramos as “maravilhas” feitas na administração. Enquanto Marta Suplicy dizia ter operado milagres na educação, todo um escândalo foi feito nas últimas eleições para prefeito de São Paulo, quando o Sr. José Serra foi eleito. Isso por causa das escolas de lata, notadamente uma vergonha para a cidade mais rica do Brasil. Pois bem, esse senhor foi eleito prefeito, ficou dois anos no poder, se afastou e hoje é governador do Estado. O seu sucessor, Gilberto Kassab, há pouco mais de um ano no poder, ainda convive com essas escolas. E provavelmente conviveremos com elas por mais algumas eleições. Apesar das afirmações de que escolas e salas de lata acabaram, o próprio site da prefeitura mostra: “A rede municipal de ensino ainda possui 24 salas de lata distribuídas por oito escolas, onde estudam 2.584 alunos. No total, existem 1.298 escolas municipais em São Paulo, onde estudam 1,1 milhão de alunos”. (www.prefeitura.sp.gov.br – 28/02/2007)
Outros exemplos podem ser dados, como no caso de São Paulo a chamada Progressão Continuada, que faz com que os alunos passem de ano mesmo completamente despreparados. No papel é muito interessante, projetada para não deixar alunos “para trás” nos estudos e criando as salas de renegados, os piores alunos da escola. Mas não funciona na prática, pois os alunos se formam e saem da escola sem o conhecimento necessário para enfrentar o mercado de trabalho.
Por isso é que digo que para mim, o sistema educacional público brasileiro é o melhor do mundo. Perguntariam-me então: “Você critica e agora fala que esse é o melhor sistema educacional do mundo?” Explico. Sistemas são criados com uma função e se cumprem essa função, são eficientes.
A educação no Brasil é pensada para que as pessoas saiam da escolas analfabetos funcionais, e o número é cada vez maior. De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), dados do Instituto Paulo Montenegro/IBOPE, 75% dos brasileiros são considerados analfabetos funcionais. Destes, 8% são analfabetos absolutos, 30% lêem, mas compreendem muito pouco e 37% entendem alguma coisa mas são incapazes de interpretar e relacionar informações. Apenas 25% dos brasileiros com mais de 15 anos têm pleno domínio das habilidades de leitura e de escrita. Já com relação à Matemática, o INAF mostra que 77% são analfabetos funcionais. Estas pessoas até sabem ler e fazer contas simples, mas não conseguem desenvolver o raciocínio lógico, fazer relações, conexões, ou seja, não tem as habilidades necessárias para viabilizar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Dessa forma fica difícil entender os desmandos dos políticos, assim como fica difícil conseguir emprego em um mercado de trabalho cada vez mais disputado.
Se nosso sistema educacional é pensado para fazer com que tenhamos um número cada vez maior de analfabetos funcionais, pessoas sem capacidade de julgar atos políticos ou qualquer outro ato, devo dar os parabéns aos governantes. Ele cumpre fielmente os seus objetivos. Teremos cada vez mais pessoas despreparadas no Brasil e o reflexo disso é o mais óbvio do mundo: ficaremos sempre para trás no desenvolvimento social, político e econômico no mundo, sempre subdesenvolvidos. É esse o objetivo, ou não é? Mas o Brasil é assim mesmo: a gente é subdesenvolvido e gosta! E depois falam em desenvolvimento...
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Pense!

"Quem não raciocina é fanático, quem não sabe raciocinar é um imbecil e quem não ousa raciocinar é um escravo"
W. Brumon

Sobre o autor!

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Sou apenas um brasileiro, professor de Geografia, crítico da Política e das "politicalhas" que vejo todos os dias por aí. Sou um cara simpático com meus alunos e amigos, totalmente antipático com e que não acredita mais em política, que gosta muito de dar aula, principalmente pela liberdade de expressar minhas opiniões e discutí-las com os alunos. Gosto de viajar, gosto do bom e velho Rock'n'Roll. Gosto muito de Geografia e de estudar os "matos" desse país. Acho mesmo que nasci no país errado: prefiro campo a praia, vinho a cerveja, frio a calor, morenas a loiras, honestidade ao famoso "jeitinho brasileiro". Enfim isso tudo. Quem quiser saber mais pergunte para meus amigos e alunos.

Sobre o Blog!

Olá a todos.


Estamos caminhando por um mundo globalizado que não enxerga diferenças mais do que econômicas, por isso esse é um dos focos dos atuais estudos geográficos. Como amante, seguidor e professor dessa velha matéria, me sinto na responsabilidade de passar as idéias e atualidades desse contexto para os meus alunos e amigos, como quaisquer outros seguidores que vierem.

A visão é de uma pessoa que passou por diversas dificuldades e ainda passa, vivendo na periferia e tentando, a partir dela, criar certa resistência ao processo de desmonte da educação como um todo que acontece hoje no nosso país. Portanto, continuem se sentindo em casa, e não se esqueçam de comentar e dar suas opiniões sobre cada postagem. Como sempre, respondo aos comentários o mais breve possível.



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