Um turbilhão de ideias!

O mundo

Paixão pela Geografia.

Mapa múndi antigo

Mapa do Mundo de I. Evans - 1799.

Globos terrestres

Decorativos e lindos.

Geografia física

Estudar o físico para entender o humano.

Geopolítica

A arte de entender o mundo.

Curtas! do fim de 2008.

Mais um final de ano e mais uma postagem, a última desse 2008. Nos últimos meses tudo ficou muito corrido e foram poucas postagens. Espero por a casa em ordem agora. Para terminar o ano, mais uma sessão "Curtas!". Mas por favor, apesar de parecer isso não é uma retrospectiva, não tenho o hábito de fazê-la. Mas vamos sim lembrar porque o ano de 2008 ficará lembrado na história da humanidade.

Os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo XXV

Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Se você também ve alguma discrepância entre o texto e a imagem, entende que não há muito a se comemorar nesses 60 anos de descaso com a população pobre do mundo, em especial a Africana.

Os 20 anos da Constituição Brasileira

Da mesma forma que no tópico anterior, nesse dou um exemplo de falta de respeito à própria constituição, que foi escrita em 1988 e ainda espera por alguma consciência popular ou algum ditador que faça com que ela saia do papel:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

Esse é só um exemplo, a constituição é bem grandinha e poderíamos passar anos discutindo o seu descumprimento.

Satiagraha

Essa operação da Polícia Federal mostrou ao país a realidade sobre o poder judiciário, que manda soltar acusados de crimes que tenham dinheiro enquanto acusados pobres apodrecem sem julgamento. Além disso, mostrou como funcionam os favorecimentos, os favores, o "uma mão lava a outra". E mostrou também que o governo, acuado, teve de parar com as investigações antes que chegassem aos veradeiros chefões. Invalindam-se provas, acusa-se os policiais da investigação. Tudo comprovando o que as investigações mostraram: um grande esquema de corrupção está montado e funcionando e chegar perto demais pode ser perigoso. Mas a aprovação popular do Lula supera tudo isso, não?

Eleições
Nos EUA, as eleições mais concorridas de todos os tempos, creio eu. A novidade é que o candidato democrata Barack Hussein Obama Jr. foi eleito. Nada de mais se não fosse ele um negro no segundo país mais racista da história da humanidade (ninguém supera a África do Sul, onde o racismo era lei - Apartheid). Tornou-se uma obsseção a sua eleição e, pleito concluído, formou-se uma aura de slavador das pátrias do mundo em torno dessa pessoa tão pouco conhecida no começo do ano. Depois de comemorações que não entendi, como de brasileiros, pela eleição de Obama, espera-se que ele faça um grande governo, do que eu não duvido. Mas vale lembrar que esse grande governo será para os EUA e seus compatriotas. E ninguém mais.

No Brasil, tivemos eleições municipais. Como algumas coisas nunca mudam e outras podem piorar, pt, psdb e pmdb continuam sendo os partidos com maior número de prefeituras. Ainda se mostra evidente que os dois primeiros irão disputar a presidência em 2010, com alguma vantagem para os tucanos. Isso porque apesar de sua elevada popularidade, ao que parece o atual presidente não consegue engatar (no bom sentido) um candidato. Se me pedissem para prever o futuro político do Brasil hoje eu diria que entraremos em um ano de grandes realizações pela metade e de muitas coisas certas feitas do jeito errado. Afinal esse é o jeito do partido dos trombadinhas administrar o país.

Ditadores
Esse foi um ano incrível na política internacional, em diversos aspectos. Mas um ficará marcado: a renúncia de Fidel Castro à ditadura do maior museu a céu aberto da história da humanidade, ou seja, Cuba. Depois de quarenta e nove anos sem sair de cima, o líder passou o bastão ao seu irmão, Raúl Castro. Seu maior medo é que agora ele tem de lutar para segurar a onda de aberturas que Raúl está promovendo. Agora, pasmem, os Cubanos podem comprar eletrodomésticos. Já imaginou que maravilha poder ter um liquidificador em casa? E um computador então? Que maravilha. Quem sabe juntando o salário de funcionário público uns vinte anos, sem comer, beber ou fazer filhos os cubanos possam comprar um computador. Ter acesso à internet já é outra história. É liberdade demais.
Mas nem só de Fidel vivemos quando falamos de ditadores. Na África tivemos um caso interessante também. No Zimbábue, o ditador Roberto Mugabe perdeu o primeiro turno das eleições. Foi para o segundo turno contra Morgan Tsvangirai, que se retirou do pleito uma semana antes da votação. Motivo? Os seus eleitores estavam tendo as mãos decepadas para não votar no segundo turno. Mugabe foi "reeleito" e a comunidade internacional fingiu que não viu. Mas tudo bem, são só africanos mesmo!

Crises da América Latina

Esse ano foi marcado por vários desentendimentos entre os países da América Latina. É o Equador que briga com o Peru e não paga dívida com o Brasil, é a Bolívia que toma refinarias brasileiras (com ajuda da Venezuela), exige pagamentos três vezes maiores pelo gás e pára de cumprir contratos de fornecimento de gás para o Brasil e a Argentina, é o presidente Paraguaio que exige que o Brasil pague mais pela eletricidade de Itaipú. Deu para reparar que só o Brasil tomou no r@#$ nessa, né? Deve ser por isso que o Lula é um excelente presidente. Para os povos dos outros páises, com certeza. Já para o nosso...

Olimpíadas e Tibete

O mundo se surpreendeu com as Olimpíadas de Pequim, China. Pela organização, pelas festas de abertura e encerramento, pelo seu resultado no quadro de medalhas (1º lugar). Mas também houve quem aproveitasse e quisesse aparecer. Em vários lugares do mundo, partidários da independência do Tibete tentaram (e várias vezes conseguiram) apagar a tocha olímpica. Em resposta, um esquema de segurança nunca visto para a passagem da tocha em alguns lugares, em outros a passagem foi cancelada. Agora, os "ativistas" estão em casa tomando o seu iogurte, nos EUA ou na França enquanto os Tibetanos estão sob controle dos chineses e, o mais importante, com controle total da imprensa local. Se acontecer alguma retaliação agora ninguém ficará sabendo. Mas são só alguns tibetanos, quem se importa não é mesmo?

Terremotos

Dois terremotos marcaram o ano de 2008. Um na província de Sichuan, oeste da China. Atingiu 7,8 na escala Richter e matou, segundo dados oficiais, quase 70 mil pessoas. No país com a maior população absoluta da Terra no geral, qualquer terremoto é desastroso. Mas esse atingiu uma área densamente povoada e vários prédios ruíram. O resultado só podia ser esse: tragédia.
Já no Brasil, um inesperado terremoto atingiu a Grande São Paulo, atingindo 5,2 na escala Richter. Em muitos lugares foi sentido, mas nenhum grande estrago foi relacionado à ele. Isso porque o seu epicentro foi no Oceano Atlântico, a 215 km da costa brasileira. Com a quase inexistência de tremores nessa escala no Brasil, pode-se dizer que se ele ocorresse no nosso território o estrago seria grande. Bem grande.

Guerras e distúrbios à paz

Esse ano foi marcado por tragédias causadas pelos seres humanos. Enquanto as Olimpíadas começavam, começava também uma guerra, na Geórgia. Além da Geórgia enfrentando os Russos na Ossétia, tivemos também o ataque dos Mujahedin do Deccan, na Índia. Três alvos, dois hotéis e o Centro Judaico. Resultado: 172 mortos. Em Atenas, um policial matou um estudante, o que desencadeou um processo de revolta e todo tipo de manifestações contra o governo. Esse é um processo que está ainda longe de acabar.

Sapatada no Bush
Mais uma para o governo "histórico" do Bush. Na última visita ao Iraque, um jornalista fez duas das mais graves ofensas a uma pessoa, de acordo com o religião muçulmana: atirou-lhe um sapato e o chamou de cachorro. Algumas coisas são notáveis nesse acontecimento: a pontaria do repórter é coisa de louco, ele deve ter treinado bastante. A boa forma do Bush é invejável, afinal ele não chegou nem perto de tomar uma sapatada. Nas próximas coletivas de presidentes dos EUA sapatos serão proibidos. E para o repórter, alguns ossos quebrados e alguns anos de cadeia. Além, é claro, da simpatia de metade dos habitantes do planeta (estou chutando baixo, hein?).

Israel x Hamas

Complicado. Para terminar o ano bem e começar o próximo melhor ainda, Israel resolveu ir à forra dos mísseis palestinos que já mataram quatro pessoas em território israelense. Até agora a contagem já está perto dos quatrocentos mortos no quinto dia de conflitos, no lado palestino da coisa. E israel acaba de afirmar que está somente na primeira fase da operação e já convocou mais 6500 reservistas para integrarem-se ao exército, reforçando ainda mais a possibilidade de uma invasão por terra acontecer.
As grandes nações do mundo já se pronunciaram: EUA e Alemanha dizem que Israel tem o direito à retaliação enquanto caírem mísseis palestinos em seu território. A França polidamente pediu um cessar fogo humanitário de 48 horas, recusado por Israel. Todos dizem querer a paz, principalmente os israelenses. Mas pelos seus atos, eles mostram que só entendem a paz da mesma forma que Hutus e Tutsis a discutem em Ruanda: o genocídio (dos palestinos, é claro). E seguem atacando com a sutileza de um rinoceronte em uma loja de cristais, matando tudo o que passar na frente dos mísseis.

Para que paz?
Bom 2009 a todos. (Isso se for possível)

Share:

Tragédia em Santa Catarina.

Muitas vezes fenômenos naturais acontecem onde e quando a gente menos espera. Santa Catarina por exemplo, não estava preparada para toda essa tragédia. Mas afinal o que aconteceu em Santa Catarina?
Fenômenos atmosféricos não podem ser previstos com precisão. Pode-se acompanhá-los, monitorá-los e mitigar seus estragos, mas não se pode fazer previsões muito confiáveis para mais de uma semana. E até por isso não se pôde prever exatamente o tamanho dos estragos causados.
Grandes quantidades de ar quente e úmido, provenientes do oceano, carregaram muita água para o continente e, por elevação, provocaram as chuvas. Todo o processo é natural da região, no entanto a quantidade de chuvas foi tão intensa que provocou vários escorregamentos de massa, que consequentemente provocam muitas mortes.
No entanto não podemos culpar o aquecimento global por mais essa. Super-especialistas vêm a público (afinal não podem perder a chance) para culpar o aquecimento global por esses fenômenos. O que me incomoda é o tratamento dado para esse tal de aquecimento global, estou até vendo a hora em que o Jô Soares vai anunciar entrevista exclusiva com ele. Já imaginaram? A verdade é bem mais simples e de tão óbvia dói: culpa-se algo que não falar, não pode se defender nem se pode provar. Tudo isso para disfarçar os culpados reais, aqueles que ocupam cargos nas prefeituras de todos os municípios desse Brasil. É mais ou menos como a "Guerra contra o Terror" dos EUA, que lhes dá a liberdade de agir e matar em qualquer lugar, assim como invadir qualquer país. Não se pode dar trégua ao "terror".
Da mesma forma, culpa-se o aquecimento global para que os verdadeiros culpados não se responsabilizem pela ocupação ilegal e em áreas de risco. Enquanto o culpado for um fenômeno natural, acentuado pelas ações humanas, que os governantes não podem eliminar sem a ajuda maciça do povão e que trará consequências para a humanidade só daqui a cem anos, tudo bem. O que não se pode é questionar, por exemplo, porque as moradias são construídas nas planícies de inundação dos rios (atenção ao nome: PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO!) ou nos morros com inclinação muito maior do que o aceitável. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) condenou 60% das áreas vistoriadas em Santa Catarina, alegando falta de segurança. Essas áreas não deveriam ter sido ocupadas e provavelmente não serão liberadas oficialmente. Mas duvido que não sejam ocupadas novamente.
Então ao invés de discutir os problemas reais e imediatos, vamos nos concentrar num futuro longínquo e duvidoso. E esquecer que certos problemas são sim causados pelo homem e sua ganância por votos e dinheiro, que libera áreas que não deveriam ser ocupadas para depois regularizá-las e aumentar a arrecadação de impostos. Sem contar o bônus eleitoral do "Eu regularizei a vila de num-sei-o-que e melhorei a vida dessa população", aquele mesmo discurso demogógico que privilegia o hoje e as vantagens de se estar no poder em um país de anaflabetos políticos. Por isso pergunto: quem devemos cobrar? O aquecimento global ou o mandatário que desvia milhões? Um fenômeno climático ou o presidente que até hoje não mandou o dinheiro que prometeu para as regiões afetadas?
Eventos como esse sempre aconteceram na face da Terra e os chamamos de tragédia quando atinge pessoas. E foi exatamente o que aconteceu por lá. Numa época de extremismos sei que não podemos virar as costas aos atingidos. Mas não podemos nos esquecer das nossas responsabilidades e nos esconder atrás de fantasmas. Combatamos primeiro os inimigos reais. Deixemos os moinhos de vento para depois, e só se tivermos tempo.
Aliás, uma salva de palmas ao povo brasileiro que se mobilizou e ajudou enormemente no que pôde, exceto aqueles que se mobilizaram para roubar casas e saquear lojas sem necessidade (até isso!). Todos os que ajudaram nessas semanas de angústia, dor e sofrimento estão de parabéns, aos atingidos todos os bons sentimentos de melhora. E que fique a lição: a preparação para esses eventos custa caro. No entanto, dinheiro há. O que se faz no Brasil com o dinheiro arrecadado com impostos e que deveria servir para resolver problemas como a habitação num lugar como aquele? É desviado, roubado e enche cuecas pelo Brasil afora. E quem desviou o dinheiro? Com certeza foi o aquecimento global.
Share:

Pense!

"Quem não raciocina é fanático, quem não sabe raciocinar é um imbecil e quem não ousa raciocinar é um escravo"
W. Brumon

Sobre o autor!

Minha foto
Sou apenas um brasileiro, professor de Geografia, crítico da Política e das "politicalhas" que vejo todos os dias por aí. Sou um cara simpático com meus alunos e amigos, totalmente antipático com e que não acredita mais em política, que gosta muito de dar aula, principalmente pela liberdade de expressar minhas opiniões e discutí-las com os alunos. Gosto de viajar, gosto do bom e velho Rock'n'Roll. Gosto muito de Geografia e de estudar os "matos" desse país. Acho mesmo que nasci no país errado: prefiro campo a praia, vinho a cerveja, frio a calor, morenas a loiras, honestidade ao famoso "jeitinho brasileiro". Enfim isso tudo. Quem quiser saber mais pergunte para meus amigos e alunos.

Sobre o Blog!

Olá a todos.


Estamos caminhando por um mundo globalizado que não enxerga diferenças mais do que econômicas, por isso esse é um dos focos dos atuais estudos geográficos. Como amante, seguidor e professor dessa velha matéria, me sinto na responsabilidade de passar as idéias e atualidades desse contexto para os meus alunos e amigos, como quaisquer outros seguidores que vierem.

A visão é de uma pessoa que passou por diversas dificuldades e ainda passa, vivendo na periferia e tentando, a partir dela, criar certa resistência ao processo de desmonte da educação como um todo que acontece hoje no nosso país. Portanto, continuem se sentindo em casa, e não se esqueçam de comentar e dar suas opiniões sobre cada postagem. Como sempre, respondo aos comentários o mais breve possível.



Visualizações!

Seguidores!

Marcadores!

"Cansei" "relaxa e goza" 11 de setembro ações afirmativas adulteração água álcool.cana de açucar. Alemanha alunos Amazônia América Latina analfabetismo funcional analfabeto ano novo; feriado; simpatia; carnaval ANS aposentadoria invasores ilegais Aquecimento global arrastão assassinato atropelamento aumento aviaçao bacamarteiros Baco Bahia balança comercial Belém bobagens Bolívia bolsa família bombas atômicas Brasil Brasília Brecht buracos burrice. Battisti campanha eleitoral capitalismo carnaval cartel Cartões corporativos cassação Chile China chuvas ciclone ciclos ciência geográfica cinema clima Cocanha Código de trânsito código florestal Colômbia Comemoração comércio exterior Conflito consequências Constituição Brasileira conto de fadas controle de tráfego aéreo Copa do Mundo COPOM Coréia do Norte corredor Diadema-Brooklin corrupção costumes cotas CPMF crescimento crime crimes crise CSLL CSS Cuba cultura Cunha LIma Custos CVRD Declaração Universal dos Direitos Humanos degradação demissões democracia democratas dengue deputado Desastre aéreo descaso descaso com o dinheiro público desemprego desigualdades desmatamento desvios de verbas devastação Dilma ditador ditadura Documentário Eça de Queiroz economia Educação eleições Eloá embargo Embraer emprego EMTU enchente enem energia Equador erupção escândalos escolas esmola espaço esporte estradas estudantes etanol EUA eventos extremos extradição FARC farpas faxina férias festas festas juninas Feudo Fidel Castro Fim de ano finanças fraternidade funk Furacão Katrina futebol futuro fuvest gás geografia Geórgia gigante globo golpe de estado governo grampos grau de investimento greve greve na usp guerra Guerra Fria história Holocausto Hugo Chávez humanidade humor ideologias ignorante igualdade igualdade racial Ilha das Flores imbecil impostos imprensa inclusão social Inclusp incompetência independência indústria infantilidade infra-estrutura inocentes INPE INSS Internet invasão investigações IOF IPCC Irã islândia Israel Ítalo Calvino Jabor jornalismo José Dirceu julgamento Justiça ladrão Lei seca Lei trabalhista leis Leite liberdade lixo Lua Lula luto ma Maio de 68 manipulação marcas marionetes Marketing Marta Suplicy Mato Grosso do Sul meio ambiente mercados Mianmar micareta ministérios morte movimento estudantil MST muçulmanos mudanças Muro de Berlim música Natal natureza números OAB Obama ocupação da reitoria OIT olhar Olimpíadas ONU Operação Furacão operação tapa buracos oportunistas Oriente Médio Osama Bin Laden país Palestina Pan-americano Panamá panis et circensis Papai Noel Paraguai partidos Pátria Paulo Autran pesquisa petróleo planeta Plano Real planos de saúde plástico pmdb PMs poema polícia federal polícia militar polític política políticos poluição preconceito Presidência pressa produtos orgânicos promessas não cumpridas protestos PSDB PT ratos RCTV recapeamento record Reestatização reféns reflexões Renan renúncia republicanos resistência respeito retrospectiva revolução Ribeirão Preto Rio de Janeiro roubo Rússia salário mínimo Samba do Crioulo Doido Santa Catarina Santo André São Paulo Satiagraha saúde secas segurança Selic senado federal seppir sequestro Simón Bolívar sindicatos sistema de saúde sistema educacional socialismo sociedade sociedade civil soda cáustica sorte Stanislaw STF TAM Taxa de Juros terremoto terrorismo Tibete tortura tragédia trânsito Transparência Brasil travestis Tropa de Elite TSE Turismo UFSC Usina Hidrelétrica de Belo Monte USP Vale vandalismo Venezuela verdades vergonha vermes vestibular vida vulcão Wolrd Trade Center

Translate

Recent Comments

Blogger templates

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.