Um turbilhão de ideias!

O mundo

Paixão pela Geografia.

Mapa múndi antigo

Mapa do Mundo de I. Evans - 1799.

Globos terrestres

Decorativos e lindos.

Geografia física

Estudar o físico para entender o humano.

Geopolítica

A arte de entender o mundo.

Os 15 anos do Real e os governos do Brasil.

Nesse mês de Julho o Plano Real completou 15 anos. Esse plano possibilitou aos brasileiros uma até então inédita estabilidade econômica, além de promover Fernando Henrique Cardoso, de ministro de Itamar Franco, a Presidente da República.
Desde então o Brasil vive no mais profundo neoliberalismo e tudo o que isso significa, privatizações de empresas estatais, abertura de mercado para produtos estrangeiros e empresas transnacionais, política de juros favoráveis às exportações em detrimento das importações, entre outros fatores.
Os governos que passaram no Brasil em nível federal agarraram-se às políticas econômicas neoliberais como se ela fossem a única forma sustentável de crescimento. Depois da estabilidade que a nova moeda e as políticas econômicas proporcionaram ao Brasil, o país tinha de escolher a forma como iria querer crescer. "Escolheu" o jeito que o FMI impunha aos países que tinham muitas dívidas para com eles. E se deu mal. Outros países, como a China e a Índia escolheram outros caminhos e cresceram muito mais do que nós. Não se pode negar que a economia melhorou, muitas pessoas saíram da classe mais baixa e se tornaram classe média e muitos deixaram de ser miseráveis. Mas também não se pode dizer que o país melhorou, como afirmam os marketeiros do partideco.
A estabilidade econômica possibilitou o crescimento da arrecadação fiscal em todos os níveis, fazendo com que os recordes se sucedessem desde então. Ainda assim, todo esse dinheiro não refletiu na melhoria da educação, saúde, transporte e infraestrutura como um todo. Pelo contrário, a maioria desses serviços piorou enormemente, como é fácil de se verificar na educação. Eu mesmo sou fruto de uma educação pública que, se não era a melhor do mundo, me formou um ser pensante e crítico, graças a alguns excelentes professores que tive. Hoje podemos ver, sem fazer muita forço, alunos de escola pública que chegam ao 9º ano sem saber ler e escrever direito. E saem da escola, quando concluem o ensino médio, analfabetos funcionais em sua maioria.
Como já diria nosso presidente molusco, nunca na história desse país se arrecadou tanto. E nunca se roubou tanto dinheiro público como nesses anos da dobradinha psdb-pt, que são farinha do mesmo saco. A única diferença que vejo é que o psdb não se vende como diferente, enquanto o pt se diz cordeiro mesmo sendo o lobo disfarçado. E mentem tanto para si mesmos que acreditam que são diferentes. Todas as falcatruas foram herdadas pelo pt, que não deve ter inventado nenhuma delas. Mas que eles se aproveitaram isso é inegável. E como o Lula sabe distribuir elogios, críticas e dinheiro público como ninguém, a sua popularidade só aumenta, em especial entre os ricos que ele tanto criticava quando era pobre.
Toda essa popularidade, que FHC nunca teve, possibilita ao atual governo fazer coisas antes inimagináveis, como assumir que é corrupto, protegendo culpados de crimes comprovados em nome da "governabilidade". Somente em um país de corruptos e corruptíveis, onde a honestidade é a exceção, isso seria possível. Portanto não adianta reclamar: o Plano Real, filho da equipe econômica de Itamar Franco, passou para FHC, que o usou para fazer o que bem quis no país, incluindo mudar a constituição para se reeleger. E o Lula, essa metamorfose ambulante, que além de mudar de classe social e de postura, agora se alia aos corruptos que antes criticava para continuar mamando nas tetas do governo. E tudo isso com os frutos de um plano econômico que podia ter transformado o Brasil no país do futuro que sempre sonhamos. Ao invés disso o país mostrou a sua verdadeira cara, de pessoas sem escrúpulos, algumas delas administrando o país. E as eleições do ano que vem nos mostram que tudo isso pode piorar, basta ver os principais candidatos do pleito. No fim, estamos perdidos e pagamos caros por isso. Antes eu achava que nada mudaria por causa da doce ignorância do povo. Hoje sei que nada mudará, mas por causa da má índole da maioria do povo, que aprova a corrupção desse governo. Vivemos no país do "rouba mas faz". E nada mudará isso. Absolutamente nada.
Share:

Há exatos 40 anos...

O mundo ficava estarrecido, chocado, admirado: o homem chegava à Lua, nosso satélite natural. Não vou aqui ficar alimentando teorias e nem discutindo o que para mim é indiscutível, o homem realmente pisou na Lua, mais de uma vez.
Esse fato grandioso para a humanidade foi uma das muitas consequências da corrida aerosespacial e armamentista decorrente da bipolaridade EUA e URSS, capitalismo e socialismo. Na época da Guerra Fria, as duas superpotências lutavam entre si para provar que era melhor do que a outra, e a conquista da Lua servia muito bem como propaganda de seu regime. Pois bem, em 1969 os EUA aterrissaram uma nave na Lua, coletaram amostras, caminharam por lá e voltaram para a Terra. Fantástico, não?
Passados quarenta anos, a Guerra Fria acabou, o Muro de Berlim caiu, a URSS deixou de existir, as transnacionais se ergueram, o mundo mudou. Essa grande corrida trouxe benefícios para a humanidade, com avanços tecnológicos e científicos em diversas áreas diferentes, avanços esses que são utilizados até hoje. Não existe mais a dicotomia entre dois países, mas uma economia globalizada que interfere diretamente em cada lar do mundo.
A mostra de perseverança que parte da humanidade mostrou para conseguir esse feito, levar o homem à Lua, foi formidável. Me pergunto sempre onde foi parar a garra, a vontade da humanidade em melhorar, que possibilita tantos e tantos avanços e que mesmo assim permite que um terço da população do mundo passe fome. Tanta tecnologia, tanto conhecimento, para nada. Se as pessoas não puderem comprar e pagar pelos avanços da humanidade, ficarão automaticamente excluídas deles. Avançamos enormemente em tecnologia e por incrível que pareça, regredimos mais e mais nos relacionamentos humanos, cada vez mais pautados no dinheiro.
Vivemos em um pequeno ponto azul no Cosmos, cheio de vida e com uma raça dominante extremamente capaz de transformações formidáveis. Ainda assim, vivemos em um mundo em que a humanidade deixou de ser importante por si, mas sim por aquilo que tem capacidade ou não de comprar. A mesma humanidade que consegue maravilhas tecnológicas permite que crianças morram de fome. Vai entender essa raça.
Share:

Vergonha é para quem tem!

Muitos sabem que em muitos aspectos eu gostaria de falar menos de política e mais de coisas boas nesse blog. Mas ultimamente tem sido praticamente impossível passar batido por tantas e tantas que nosso povo e nossos políticos fazem. Isso me obriga a, mais uma vez, falar de política. Não que eu tenha falado pouco disso nesse espaço.
Passados alguns dias fora de São Paulo, volto a me ater às notícias e vejo novamente um país fadado ao fracasso por causa das atitudes da nossa classe política e da falta de atitude de nosso povo omisso, para não dizer corrupto. É claro que o centro de todas as atenções é o governo Lula, do pt, seus asseclas e toda a corja que o mantém no poder e na vida pública. Mas ele está longe de estar sozinho.
Vejo no noticiário um presidente do senado dar graças a Deus pelo recesso parlamentar, que adia por um mês as explicações diárias que os meios de comunicação cobram dele. E se diz injustiçado e perseguido pela imprensa, que não é santa, mas que o expõe como nunca tinha sido feito. Ainda assim ele é apoiado incondicionalmente pelo partideco do governo federal, a mando do seu "poderoso chefão". Vergonha das coisas que fez? Acredito que tenha mais vergonha das coisas que não fez, leia-se se locupletar mais ainda do dinheiro público.
O próprio presidente da república, que é uma vergonha ambulante, subiu em palanque para fazer discurso eleitoral, elogiou o Collor e o Renan Calheiros, defendeu o Sarney, obrigou o partideco a apoiá-lo no senado e ainda chamou os seus adversários nessa casa de pizzaiolos, o que muito ofendeu a classe de trabalhadores desse ramo de negócios. Como está com a popularidade em alta com o povão, pode se dar ao luxo de falar as merdas que quiser, o que dificilmente afetará a sua imagem. Em país de corruptos é assim mesmo: quem tem o controle da verba pública é rei. E deve ser bajulado.
Essa lição o pessoal da União Nacional dos Estudantes aprendeu direitinho. Tendo recebido mais verbas do governo Lula do que em toda a sua história, a UNE se rendeu: defendeu o Lula, criticou abertamente a CPI da Petrobrás, defendeu o Renan, enfim, o que o governo mandar a UNE faz, o que é uma vergonha, pois um dia essa foi uma entidade respeitada.
Trocando em miúdos: o presidente da república não tem vergonha de vender o corpo e a alma, fazendo acordos com qualquer um para fazer a sua sucessora (parece até que tem algo a esconder, não?); o presidente do senado não vergonha nenhuma de fazer suas falcatruas, dizer que não sabia de nada (clássico, também) e sair das acusações sem nenhum arranhão; o partideco do governo não tem vergonha de fazer tudo que for possível para se manter no poder; a dita "sociedade civil organizada", exemplificada pela UNE, não tem vergonha de se vender e apoiar políticos corruptos e roubo do dinheiro público se o seu pedaço do bolo for um pouquinho maior do que o de costume; e o povo brasileiro, o que dizer dele? Apóia incondicionalmente o pivô de todo o roubo, desvio de verbas públicas, corrupção e ladroagem do país, na figura de seu presidente da república. É obvio que ele vai dizer o bolsa-família é mal visto por quem tem dinheiro, afinal isso fica bonito na campanha eleitoral que ele anda fazendo, apesar de ser proibido. O que ele não diz é que repassa apenas 1% da arrecadação de impostos do país em benefício do povo e o resto é usado como fonte de renda para sua administração de malfeitores, para pagar mensalão, financiar as campanhas caríssimas de seu partideco, entre outras coisas.
Para não dizer que não há ninguém aqui com vergonha, respondo por mim: eu tenho vergonha! De ser brasileiro.
Share:

Quem segura o rei?

Nos últimos meses temos visto na mídia em geral um grande movimento de denúncias dos atos secretos do senado brasileiro. Não que seja alguma novidade, é claro. Mas quanto mais próximos de uma eleição chegamos, mais pornográficas se tornam as denúncias.
Não se pode dizer abertamente que o pt esteja fazendo campanha para Dilma, afinal ela e o Lula só estão fazendo campanha em palanques, fazendo discursos e falando sobre as realizações do governo atual. Para eles, isso não é campanha presidencial. Da mesma forma, o psdb não afirma estar em camapnha, apesar de todas as propagandas do governo do estado de São Paulo serem direcionadas à todo o público nacional. Desconfio que essas propagandas políticas estejam passando em outros estados da federação, mas é só um palpite.
Quem nós podemos afirmar que está em campanha eleitoral é a grande puta, o pmdb. Como quem paga mais leva, a disputa começou cedo pelo apoio deles às candidaturas petista e tucana. Apesar de tudo, o pmdb sabe que as probabilidades de Dilma ganhar são grandes, basta que o Lula consiga repassar os seus votos para ela. E o Serra, convenhamos, não tem muito a cara de um presidente eleito pelos votos do nordeste, que vota em quem o Lula mandar (cabresto eleitoral eletrônico, lembram? Leia-se Bolsa-esmola).
Deve ser por isso que o Lula está tão desesperado para segurar o Sarney no cargo de presidente do senado. Senador de peso, sabe todos os podres de cada um do quadro do senado, sabe que "botões" apertar para conseguir o resultado que deseja. No caso, que o Lula deseja, ou seja, eleger Dilma como sua sucessora. Para garantir que isso aconteça é necessário o apoio do Sarney e do pmdb, então Lula coagiu os senadores do seu partideco a apoiar Sarney de qualquer forma, o que foi feito. O pt precisa do pmdb e do Sarney, cogita-se que Michel Temer seja convidado para ser candidato à vice com Dilma e que mais um ministério seria dado ao pmdb (seria o sétimo!) para garantir o apoio nas eleições do ano que vem e nas votações de orçamento para o ano que vem, no qual o governo pretende garantir a eleição de Dilma. Isso sem contar nas CPI's que podem aparecer, nas investigações dos gastos com cartões corporativos que estão na estratosfera e na manutenção do status de principal partido do país, pelo menos por mais quatro anos. O pmdb não tem essa pretensão, afinal encontrou o seu lugar na base de apoio de qualquer governo que aparecer, garantindo lucros inimagináveis com isso e se expondo o mínimo possível. Sorte de pessoas como o Sarney ter aliados tão poderosos como o Lula, que arrisca a imagem de seu corrompido partido para sustentá-lo no poder, apesar de todas as falcatruas comprovadas realizadas por ele. Me pergunto quem é o maior corrupto, aquele que faz a corrupção ou aquele que a esconde, por causa de seus próprios interesses? Como diz a letra da música Somos quem podemos ser, dos Engenheiros do Havaí: "Quem ocupa o trono tem culpa, quem oculta o crime também."
A culpa é de quem? Há vários culpados: os eleitores, porque essas duas antas foram eleitas pelo voto popular; os senadores e deputados que votam as leis para se locupletar do dinheiro público sem sofrer punições; o executivo, que faz vista grossa para as falcatruas dos outros por causa das suas próprias, o famoso rabo preso; e por fim a toda a população, que apesar de toda a merda que eles fazem permite que eles fiquem no poder. E alguns até com aprovação popular recorde, o que só comprova a teoria de que o Brasil é mesmo um país de corruptos e malandros, a honestidade é que é a exceção à regra. Quem segura o rei corrupto no cargo? O povo corrupto que o carrega nos ombros, com um largo sorriso no rosto, apesar da inveja e da vontade absurda de estar em seu lugar.
Share:

Pense!

"Quem não raciocina é fanático, quem não sabe raciocinar é um imbecil e quem não ousa raciocinar é um escravo"
W. Brumon

Sobre o autor!

Minha foto
Sou apenas um brasileiro, professor de Geografia, crítico da Política e das "politicalhas" que vejo todos os dias por aí. Sou um cara simpático com meus alunos e amigos, totalmente antipático com e que não acredita mais em política, que gosta muito de dar aula, principalmente pela liberdade de expressar minhas opiniões e discutí-las com os alunos. Gosto de viajar, gosto do bom e velho Rock'n'Roll. Gosto muito de Geografia e de estudar os "matos" desse país. Acho mesmo que nasci no país errado: prefiro campo a praia, vinho a cerveja, frio a calor, morenas a loiras, honestidade ao famoso "jeitinho brasileiro". Enfim isso tudo. Quem quiser saber mais pergunte para meus amigos e alunos.

Sobre o Blog!

Olá a todos.


Estamos caminhando por um mundo globalizado que não enxerga diferenças mais do que econômicas, por isso esse é um dos focos dos atuais estudos geográficos. Como amante, seguidor e professor dessa velha matéria, me sinto na responsabilidade de passar as idéias e atualidades desse contexto para os meus alunos e amigos, como quaisquer outros seguidores que vierem.

A visão é de uma pessoa que passou por diversas dificuldades e ainda passa, vivendo na periferia e tentando, a partir dela, criar certa resistência ao processo de desmonte da educação como um todo que acontece hoje no nosso país. Portanto, continuem se sentindo em casa, e não se esqueçam de comentar e dar suas opiniões sobre cada postagem. Como sempre, respondo aos comentários o mais breve possível.



Visualizações!

Seguidores!

Marcadores!

"Cansei" "relaxa e goza" 11 de setembro ações afirmativas adulteração água álcool.cana de açucar. Alemanha alunos Amazônia América Latina analfabetismo funcional analfabeto ano novo; feriado; simpatia; carnaval ANS aposentadoria invasores ilegais Aquecimento global arrastão assassinato atropelamento aumento aviaçao bacamarteiros Baco Bahia balança comercial Belém bobagens Bolívia bolsa família bombas atômicas Brasil Brasília Brecht buracos burrice. Battisti campanha eleitoral capitalismo carnaval cartel Cartões corporativos cassação Chile China chuvas ciclone ciclos ciência geográfica cinema clima Cocanha Código de trânsito código florestal Colômbia Comemoração comércio exterior Conflito consequências Constituição Brasileira conto de fadas controle de tráfego aéreo Copa do Mundo COPOM Coréia do Norte corredor Diadema-Brooklin corrupção costumes cotas CPMF crescimento crime crimes crise CSLL CSS Cuba cultura Cunha LIma Custos CVRD Declaração Universal dos Direitos Humanos degradação demissões democracia democratas dengue deputado Desastre aéreo descaso descaso com o dinheiro público desemprego desigualdades desmatamento desvios de verbas devastação Dilma ditador ditadura Documentário Eça de Queiroz economia Educação eleições Eloá embargo Embraer emprego EMTU enchente enem energia Equador erupção escândalos escolas esmola espaço esporte estradas estudantes etanol EUA eventos extremos extradição FARC farpas faxina férias festas festas juninas Feudo Fidel Castro Fim de ano finanças fraternidade funk Furacão Katrina futebol futuro fuvest gás geografia Geórgia gigante globo golpe de estado governo grampos grau de investimento greve greve na usp guerra Guerra Fria história Holocausto Hugo Chávez humanidade humor ideologias ignorante igualdade igualdade racial Ilha das Flores imbecil impostos imprensa inclusão social Inclusp incompetência independência indústria infantilidade infra-estrutura inocentes INPE INSS Internet invasão investigações IOF IPCC Irã islândia Israel Ítalo Calvino Jabor jornalismo José Dirceu julgamento Justiça ladrão Lei seca Lei trabalhista leis Leite liberdade lixo Lua Lula luto ma Maio de 68 manipulação marcas marionetes Marketing Marta Suplicy Mato Grosso do Sul meio ambiente mercados Mianmar micareta ministérios morte movimento estudantil MST muçulmanos mudanças Muro de Berlim música Natal natureza números OAB Obama ocupação da reitoria OIT olhar Olimpíadas ONU Operação Furacão operação tapa buracos oportunistas Oriente Médio Osama Bin Laden país Palestina Pan-americano Panamá panis et circensis Papai Noel Paraguai partidos Pátria Paulo Autran pesquisa petróleo planeta Plano Real planos de saúde plástico pmdb PMs poema polícia federal polícia militar polític política políticos poluição preconceito Presidência pressa produtos orgânicos promessas não cumpridas protestos PSDB PT ratos RCTV recapeamento record Reestatização reféns reflexões Renan renúncia republicanos resistência respeito retrospectiva revolução Ribeirão Preto Rio de Janeiro roubo Rússia salário mínimo Samba do Crioulo Doido Santa Catarina Santo André São Paulo Satiagraha saúde secas segurança Selic senado federal seppir sequestro Simón Bolívar sindicatos sistema de saúde sistema educacional socialismo sociedade sociedade civil soda cáustica sorte Stanislaw STF TAM Taxa de Juros terremoto terrorismo Tibete tortura tragédia trânsito Transparência Brasil travestis Tropa de Elite TSE Turismo UFSC Usina Hidrelétrica de Belo Monte USP Vale vandalismo Venezuela verdades vergonha vermes vestibular vida vulcão Wolrd Trade Center

Translate

Recent Comments

Blogger templates

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.